Após o êxito nos trabalhos realizados em Moçambique retornamos para África do Sul (cruzando o Zimbabwe), onde concluímos o projeto de divulgação dos 20 anos da missão em África, e embarcamos de volta ao Brasil.
Ao todo foram 30 dias de muito trabalho e mais de três mil quilômetros de estrada percorrida em três países do continente africano (África do Sul, Moçambique e Zimbabwe).
Como já foi do conhecimento de alguns, embarquei rumo à África do Sul no dia 10 de novembro (2011) atendendo o convite dos irmãos e amigos, Pr. Roberto Santos e sua esposa Miss. Célia Santos (fundadores da missão Sow Mission) os quais me recepcionaram calorosamente. Em África do Sul trabalhamos em projetos de base e visitamos a Igreja Sede da missão em África do Sul, a Evangelical Missionary Church in South Africa (Igreja Evangélica Missionária em África do Sul). Após alguns dias dedicando tempo nos projetos de base, partimos para Moçambique. Éramos uma equipe de cinco pessoas: eu, Pr. Roberto, sua esposa Miss. Célia, seu filho Lucas e um jovem músico. Chegando em Moçambique se juntaram a nós mais quatro irmãos: Pr. Orlando (Diretor Executivo de Missões da Assembléia de Deus Missões em Campo Grande – MS) e sua esposa Miss. Regina, Pr. Paulo e o Ev. Leandro.
Em Moçambique visitamos algumas das 31 igrejas implantadas naquele país pela Sow Mission, realizamos um curso teológico com duração de 30 horas/aula e uma série de conferencias onde congregaram obreiros de várias partes do país, além de termos a presença da governadora da província (Estado) de Manica, que reconheceu expressamente a importância do evangelho no bom desenvolvimento e serviço às comunidades e o Senhorio do nosso Senhor Jesus Cristo. Além disso, visitamos também o projeto da Sow Mission com crianças que vivem em situação de risco, o Kukula Papose (Crescendo Juntos) na cidade de Chimoio. Pude assim, coletar importantes informações para melhor contribuirmos com o trabalho missionário naquele país.
Foram em média 19 dias em Moçambique, dias de muito trabalho, ensino e aprendizagem, pois como disse no texto anterior (em outras palavras), o bom animo daquele povo é para nós uma aula motivacional.
Retornando para África do Sul, continuamos no trabalho de base e na conclusão do projeto dos 20 anos da Sow Mission em África.
Retornando para o Brasil, fica o sentimento de saudade pelos que ficaram, e a alegria em estar novamente com minha família, irmãos e amigos.
Agradeço a Deus por mais esta oportunidade, pelos companheiros de ministério que Ele colocou no meu caminho naqueles dias, meu grande amigo Pr. Roberto, sua esposa Miss. Célia, seus filhos Thays e Lucas, o irmão Reginaldo e sua família, Pr. Orlando e sua esposa Miss. Regina, o Ev. Leandro, o Miss. Edson, o Miss. Vanderley e sua esposa, a Miss. Luzia que nos recebeu tão bem ali na base da Jocum em Dondo – MZ, o Pr. Uri e sua família, o meu conterrâneo Pr. Wilton e todos os irmãos que estiveram conosco. Agradeço a Deus pelos irmãos do Brasil que oram continuamente pelo meu ministério, pelo apoio de minha família e dos meus irmãos e amigos pastores. Agradeço a Deus pelo apoio dos colegas de faculdade, clientes e demais amigos. Expresso meu amor e carinho por todos vós, e meu desejo de que as mais ricas bênçãos do Eterno estejam sobre vocês.
Em breve estarei disponibilizando maiores informações sobre a missão em África e possibilitando sua participação nesta obra.
Obrigado.
Em Cristo,
Erick Lopes da Silva