“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.” (Isaías 43:18,19)
O Ano Novo é sempre visto por todos como sinônimo de esperança, novos sonhos e projetos. Como se fosse o início de um novo ciclo em nossas vidas, que se reinicia a cada ano, embora seja mais adequado pensar que a vida humana é linear e não cíclica.
Há pelo menos duas compreensões do percurso da história, na história: para os filósofos gregos, a história é cíclica; para Agostinho de Hipona (filósofo cristão), a história é linear. Se pudermos observar distintamente tudo que há vida, nós iremos perceber que as duas compreensões estarão corretas se aplicadas aos seres e seus processos de existências separadamente.
Se pensarmos sob a perspectiva da vida humana, vamos perceber que a forma mais adequada de se desenhar o nosso percurso, é de fato uma linha reta (nascemos, crescemos, nos reproduzimos e morremos – os que estão em Cristo serão ressuscitados para uma vida eterna. (Paulo de Tarso – 1Ts. 4:16)). Não há ciclos. Essa é a “história” da vida humana.
Entretanto, a compreensão da história cíclica pode ser aplicada quando o assunto é agricultura. Pois de fato há ciclos de plantio – crescimento – produção – colheita.
Segundo a história, o Ano-Novo tem origem na necessidade de sobrevivência do ser humano, ou seja, a princípio observou-se o tempo, do plantio à colheita. Tendo o cosmo como orientador, deram origem aos “doze signos astrológicos do zodíaco” e, portanto, aos doze meses do ano. No final, o resultado da colheita era motivo de festas e confraternizações.
Embora esta parte da história não seja conhecida por todos, o sentimento de felicidade e esperança que existia no início é sempre revivido pelas pessoas nesta época. Possivelmente seja produto de um inconsciente coletivo (para não dizer que é fruto da ilusão de quem vive na caverna (vide Mito da Caverna por Platão)). Tudo isso é muito bom! O réveillon; o Dia Mundial de Confraternização; as férias etc. Porém, esses dias se passam e muitos voltam a apatia que viviam antes… Embora a ilusão ou fantasia tenha a sua importância na vida, a realidade positiva é que podemos levar para todos os próximos dias, meses e anos, os bons sentimentos vivenciados coletivamente nesta época de virada de ano.
A proposta do Criador é que não vivamos no passado, ou seja, não voltemos mais à apatia que vivíamos, fruto das frustrações, decepções, cansaços, stress etc., Não vamos enxergar a vida como algo cíclico onde inconscientemente temos que reviver os momentos ruins, mas, linear onde caminhamos em linha reta; onde sabemos que nesta caminhada podemos até tropeçar e cair, mas não fruto de uma revivência do passado, mas de novas circunstâncias que surgiram em nossas vidas, circunstâncias estas que nos mostra quem somos diante das adversidades e nos ajudam a nos superarmos e nos tornarmos seres humanos melhores. Sob esta perspectiva, o dia de hoje não é o início de um novo ciclo, mas, a oportunidade de pararmos por um momento, de olharmos para Deus e ouvirmos a sua voz dizendo: “Veja, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.” (Isaías 43:19)
Que este rio de vida, que Deus está abrindo à todos que recebem a sua Palavra, possa jorrar em todo o seu ser, e que está felicidade vivenciada pela grande maioria das pessoas nesta época, possa perdurar em sua vida por toda sua existência.
Feliz ano novo, feliz vida nova!
6 comentários. Deixe novo
Muito bom.
Adorei!!!
Mas não sou capaz de fazer algo pra mudar embora precise!!Guacira
Agradeço a interação.
Quanto ao se achar incapaz, devo descordar, pois, você é capaz, sim!
Palavras de sabedoria e de ânimo!!!
Amém!..
Mensagem linda! Amo suas mensagens , cada dia que passa , aprendo mais e mais sobre a palavra de Deus ! Muito obrigada! Feliz Ano Novo! Deus abençoe!
Amém! Fico feliz por estar contribuindo com o seu crescimento espiritual. Deus continue te abençoando!