Ética é o resultado do julgamento da sociedade em busca da normatização dos aspectos corretos em resposta a diversas questões humanas.
Podemos perceber importantes questões que servem de base (mesmo que inconscientemente) nos julgamentos feitos pela sociedade em busca das respostas mais coerentes às questões humanas, nas revelações de Deus à humanidade.
Nela vemos ferramentas fundamentais para a formação destas respostas.
Percebemos que em Deus está a maior manifestação de atributos relacionados à bondade que um ser humano pode exemplificar.
Deus é Eterno, e para a humanidade, o Alfa e Omega; nele se inicia e termina a nossa história, é a base de tudo, a essência do amor e da justiça (com todas as suas facetas).
Partindo deste entendimento, estes aspectos corretos em resposta a diversas questões humanas são influências diretas ou indiretas da essência de Deus que esta impregnada na sociedade no passar dos mitos às gerações.
Assim podemos afirmar que os fundamentos teológicos da ética são justamente alguns atributos de Deus que foram as bases dela independente da sua área de aplicação.
Erick Silva