pastor@ericksilva.com
Rádio Online
Facebook
LinkedIn
YouTube
Instagram
Skype
ELS
  • INÍCIO
  • PUBLICAÇÕES
    • TEXTOS
    • VÍDEOS
  • BÍBLIA
  • ÁREA DO ALUNO
    • Aconselhamento Pastoral
    • Ética Cristã
    • Ética e Educação Ambiental
    • Geografia Bíblica
    • Hermenêutica Bíblica
    • História das Religiões
    • Homilética I e II
    • Homilética III
    • Introdução à Filosofia
    • Introdução à Missões
    • Introdução Bíblica
    • Música e Liturgia de Culto
    • Religiões Minoritárias
    • Religiões Mundiais
    • Seitas e Heresias
    • Teologia da Vida Cristã
    • Teologia Sistemática I e II
    • Teologia Sistemática III
  • DEPOIMENTOS
  • SOBRE
  • CONTATO

Natal, comemorar ou não? Depende!

Artigos6 comentários20 de dezembro de 2017Erick Silva

Como já havia dito anteriormente no texto “Aceitar e viver Deus como Ele É, resulta em uma sociedade melhor”, “a maior parte da humanidade demonstra uma significante aversão às coisas relacionadas a Deus e ao próprio Deus”. Infelizmente, com o natal não é diferente. O natal seria uma comemoração voltada ao nascimento de Jesus, o Cristo de Deus, que nasceu em Belém da Judéia (MT. Cap.02, V.01) a mais de dois mil anos atrás.

Eu não encontrei nenhuma base bíblica a cerca desta comemoração, mas isto não quer dizer que ela não possa existir. Como o ser humano costuma festejar de tudo, não vejo problemas em termos uma data especial onde absolutamente todos se voltem de fato para a história de Cristo e comemoram o nascimento do Deus encarnado. Porém, esta comemoração que se iniciou de fato em homenagem ao nascimento de Jesus, hoje está ofuscada pelas “maquiagens dos homens” às coisas relacionadas a Deus, conforme o texto anterior.

O nascimento de Jesus Cristo era comemorado na antiguidade em várias datas diferentes, pois não se sabia exatamente a data do seu nascimento e duravam 12 dias, pois acreditavam que esse foi o tempo que durou para que os três magos chegassem a Belém e oferecesse os seus presentes a Jesus. Mas foi no século IV que a data 25 de dezembro se tornou o dia oficial da comemoração do nascimento de Jesus de Nazaré. Embora vários fatores relevantes esclareçam que Jesus não tenha nascido em 25 de dezembro: como por exemplo, “a Bíblia diz que os pastores estavam nos campos cuidando das ovelhas na noite em que Jesus nasceu. O mês judaico de Kislev, correspondente aproximadamente à segunda metade de novembro e primeira metade de dezembro no calendário gregoriano era um mês frio e chuvoso. O mês seguinte é Tevet, em que ocorrem as temperaturas mais baixas do ano, com nevadas ocasionais nos planaltos. Isto é confirmado pelos profetas Esdras e Jeremias, que afirmavam não ser possível ficar de pé do lado de fora devido ao frio:

‘Então todos os homens de Judá e Benjamim em três dias se ajuntaram em Jerusalém; era o nono mês, aos vinte dias do mês; e todo o povo se assentou na praça da casa de Deus, tremendo por este negócio e por causa das grandes chuvas. Porém o povo é muito, e também é tempo de grandes chuvas, e não se pode estar aqui fora’ (Esdras 10:9,13a)

‘Ora, o rei estava assentado na casa de inverno, pelo nono mês; e diante dele estava um braseiro aceso’ ( Jeremias 36:22)

Entretanto, o evangelista Lucas afirmava que havia pastores vivendo ao ar livre e mantendo vigias sobre os rebanhos à noite perto do local onde Jesus nasceu:

‘Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.’ (LC. 2:08)

Como estes fatos seriam improváveis para um período em que seria impossível ficar de pé ao lado de fora em função do frio, logo Jesus não poderia ter nascido no dia em que o Natal é celebrado, e sim na primavera ou no verão (da região). Por isso, a maioria dos estudiosos consideram que Jesus não nasceu dia 25 de dezembro, a menos que a passagem que narra o nascimento de Jesus tenha sido escrita em linguagem alegórica. Diga-se de passagem que visto que Jesus viveu trinta e três anos e meio e morreu entre 22 de março e 25 de abril, ele não poderia realmente ter nascido em 25 de dezembro.”

Mesmo sabendo da veracidade dos fatos que indicam outra dada para o nascimento de Jesus, particularmente, não vejo problemas em ter-se estabelecido o dia 25 de dezembro para a comemoração do natal. Porém, a questão não é simplesmente ter-se estabelecido uma data errônea para esta festa, mas o porquê escolheram 25 de dezembro, e é aí que muitos estudiosos demonstram aversão ao natal.

“Segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao “nascimento do deus sol invencível”, que comemorava o solstício do Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.

Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, forneceu-lhes um novo significado, e uma linguagem cristã. As alusões dos pais da igreja ao simbolismo de Cristo como ‘o sol de justiça’ (Malaquias 4:2) e a ‘luz do mundo’ (João 8:12) revelam a fé da Igreja n’Aquele que é Deus feito homem para nossa salvação.”

Diante disso afirmam: “as evidências confirmam que, num esforço de converter pagãos, os líderes religiosos adotaram a festa que era celebrada pelos romanos, o ‘nascimento do deus sol invencível’ (Natalis Invistis Solis), e tentaram fazê-la parecer ‘cristã’.”

Particularmente eu não vejo este “esforço” como algo ruim, errado, anti-cristão, muito menos uma tentativa leviana de macular o sagrado. Não só o apóstolo Paulo utilizou (eu posso dizer) uma estratégia parecida para evangelização e engrandecimento da glória de Deus, na tentativa de transferir a glória que era dada a um “deus desconhecido” para O DEUS VERDADEIRO (no episódio narrado em Atos 17:23 que diz “Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.”), como muitos ainda hoje utilizam: “aquele que vivia em pecado, agora viva em santidade”, “aquele que tocava para o mundo, toque para Deus”, “aquele que adorava, idolatrava ou venerava a qualquer outra coisa que não era Deus, passe a fazer apenas para Deus!”. O que diriam se sobrepuséssemos o carnaval que é uma festa profana desde sua origem, com uma festa de louvor a Deus no mesmo período, na mesma data, nos mesmos horários? Acredito que, se não todos que estão lendo este texto, a maioria estão dizendo ou pensando algo como “seria ótimo!”.

Então, acredito que este seja o mesmo sentimento dos líderes da igreja naquela época. Apenas uma tentativa de transferir o centro das atenções para quem realmente é devido, ou seja, Jesus Cristo, Deus.

Por isto não são estes os problemas que vejo no natal, mas o desvirtuar do seu cetro para outras coisas que não são o Cristo.

Em 1530, segundo a tradição, iniciou-se o uso do mais tradicional ornamento do natal, através de Martinho Lutero (autor da Reforma Protestante do século XVI). “Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arrumou em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo mais um tanto. Era o que ele vira lá fora. Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal. Queria, assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.”. Dá Alemanha para o mundo, a árvore de natal hoje tem sido objeto indispensável por muitos nesta época. Apesar desta história, que me parece inofensiva, “Na Roma Antiga, os Romanos penduravam máscaras de Baco (‘deus’ do vinho, da ebriedade, dos excessos, especialmente sexuais, e da natureza) em pinheiros para comemorar a Saturnália”, porém, isto não quer dizer que o fato de ter um pinheiro ornamentado em casa estejamos participando desta festividade pagã comemorada pelos romanos a centenas de anos atrás. Vejo da mesma ótica citada acima, enquanto uns faziam para comemorar a um tal “deus” chamado baco, nós podemos sim, fazer e festejar o nascimento de Jesus o Nosso Senhor, porque não? Temos aqui duas histórias, (embora possam existir outras). Em qual delas nos baseamos, a partir de Lutero ou a partir dos romanos? Qual é o seu interesse em ornamentar uma árvore em sua casa se não comemorar o nascimento de Cristo. Sendo assim, não vejo problemas em ornamentar uma árvore, uma janela ou a casa toda com luzes e “pisca-pisca”. Até aqui não vejo nenhum desvirtuar do sentido do natal para outro ser que não seja o Cristo. Porém, infelizmente, os símbolos quando surgem, geralmente tomam o lugar de Deus nas vidas das pessoas. E isso veremos mais à frente.

O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila pelo frei católico Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o frei fê-lo na floresta de Greccio (uma comuna italiana da região do Lácio, província de Rieti), para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos. Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.
Podemos entender que, de todos os símbolos do natal, o que mais tem alguma coisa haver de fato, é o presépio, pois é o único que expressa didaticamente o acontecimento do nascimento de Jesus. Porém ele não é muito bem visto por alguns muitos cristãos protestantes por interpretarem que o presépio também é uma espécie de altar feito para imagens de escultura, e acreditarem que o mesmo é adorado ou venerado por outros cristãos. A aversão destes protestantes ao presépio baseia-se nos textos que se referem contra às imagens de escultura, como podemos ver em Ex 20 v.4-5: “Não farás para ti imagens de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima dos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante deles, nem lhes prestaras culto, pois eu sou o Senhor teu Deus, um Deus Ciumento. Castigo a culpa dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, mas uso de misericórdia por mil gerações para com os que me amam e guardam meus mandamentos.”.
Apesar destas questões serem relevante (por serem à partir da observância das escrituras sagradas), pelo que podemos perceber, o presépio não muda o foco desta festa, pois foi criado com fins didáticos para ilustrar o acontecimento, reforçando a figura do Cristo, Jesus. então não é neste símbolo que estar o maior problema. Podemos perceber que até aqui tudo ainda converge para Jesus Cristo.

Mas, como “a maior parte da humanidade demonstra uma significante aversão às coisas relacionadas a Deus”, no século IV iniciou-se uma nova “maquiagem humana”, um novo foco para o natal, ofuscando significativamente a figura do Cristo, Jesus.

Nasce a figura do “bem velhinho” inspirada no bispo católico Nicolau, natural da Turquia. Nicolau, segundo a história, foi um homem de bom coração, costumava ajudar aos pobres deixando saquinhos com moedas de ouro próximo às chaminés das casas. A associação do então “santo” Nicolau (canonizado pela igreja católica) com o natal se deu também na Alemanha, se espalhando pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
Nesta figura se inicia o maior desvirtuar do sentido do Natal que antes estava em Jesus Cristo. O que vemos quando estamos na época do natal se não os “símbolos natalinos” onde o principal deles é a figura do papai noel, que estar em todos os lugares: nas vt’s, nos outdoor’s, em toda forma de mídia publicitária ou marketing que se possa imaginar. Posso dizer que o pouco que se propaga da figura de Jesus é porque ainda existem algumas pessoas e instituições religiosas que tenta de alguma forma propaga-lo nesta época. Eu posso apontar como o grande problema do natal comemorado hoje em dia: O desvirtuar do seu foco de Jesus para o “papai noel”.

Fico incomodado quando vejo estudiosos se baseando na história antes da figura do papai noel para falarem contra o natal. Analisando até mesmo superficialmente, podemos todos perceber que dificilmente esta festa deixará de existir. Então o que fazer, desistir de mais uma batalha contra uma sociedade demonizada que sempre procura sutilmente ofuscar as coisas relacionadas a Deus? Não! Olhando da ótica da sobreposição histórica de uma festa que antes era pagã e depois se torna em uma festa que dá graças ao Deus único e verdadeiro por Jesus Cristo, a minha proposta é que resgatemos este verdadeiro sentido do natal, que não está na figura do “bom velhinho” papai noel, mas sim em Deus, que se fez carne e habitou entre nós na pessoa de Jesus, o Cristo. Então, Comemore o nascimento de Jesus, fale sobre Jesus, propague Jesus de maneira que venha sobrepor toda e qualquer outra simbologia que até então tem o ofuscado na sociedade. Que o nome de Jesus seja exaltado acima de tudo e de todos, pois só Ele é digno de tal exaltação.

Eu desejo que, como no dia do nascimento de Jesus, onde uma estrela reluzente guiava aqueles reis até O Salvador, A Estrela que é Jesus, possa brilhar em vossas vidas. E como fizeram inteligentemente os reis, que a seguiram perseverantemente até encontrarem o Salvador, nós possamos seguir Jesus Cristo, não apenas no dia 25 de dezembro, mas em todos os dias de nossas vidas.

Feliz Natal! Que Deus vos abençoe.

Por Erick Lopes da Silva
– Gostaria de contribuir com este trabalho? Clique aqui!
– Clique aqui para ler ou deixar o seu comentário.

Tags: comemorar o natal, devo comemorar o natal, feliz natal, natal, Natal cristocêntrico, Natal em Jesus, posso comemorar o natal
Post Anterior Esperança, segurança e orientação em Deus Próximo Post É natal! Glórias a Deus por Jesus!

Artigos Relacionados

É natal! Glórias a Deus por Jesus!

21 de dezembro de 2017Erick Silva

Natal, o dia que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo

24 de dezembro de 2018Erick Silva

6 comentários. Deixe novo

Fernando
10 de dezembro de 2016 18:56

A QUESTAO É: DEVEMOS FESTEJAR O NATAL EM NOME DE JESUS?
DEVO REUNIR MINHA FAMILIA, COM O OBJETIVO DE INVOCAR O NOME DE JESUS, NO DIA 25 DE DEZEMBRO? CERTAMENTE QUE SIM. SE FOR COM ESTE PROPÓSITO É VALIDO.

Responder
Pra.Cida
10 de dezembro de 2016 18:59

Isso é uma grande realidade não podemos esquecer que jesus esta acima de qualquer data comemorativa.
A nossa maior alegria é que ele nasceu, morreu e ressucitou E VOLTARÁ.

Responder
Andreia
10 de dezembro de 2016 19:00

Pois é, por isso que na minha casa não enfeito e nem tão pouco digo a minha filha sobre papai noel!
Quando as coisas tem a ver com Jesus as pessoas não levam nada a sério e muitas vezes que leva é feito de xacota!
Graças a Deus o conhecimento de Cristo me alcançou e hoje tenho uma família abençoada!
E impossível conhecer a CRISTO e não haver transformação!!!!
E o mundo mais do que nunca estar precisando desse CRISTO vivo!!!
Sds.

Responder
Rabib Nassif
10 de dezembro de 2016 20:44

Graça e paz, Pr. Érick!

O texto possui muitos dados históricos capaz de reafirmar a crença de cada leitor, seja pela comemoração ou não do Natal, de acordo com o que está alicerçado no coração.

Eu e minha família comemoramos. Temos plena consciência de que a comemoração principal é a morte do cordeiro, porque nela tudo se consumou e por meio dela somos vivificados em Cristo.

Todavia, o cordeiro nasceu; a esperança de libertação veio ao mundo, por isso que em todo Natal lembramos da infinita misericórdia do Senhor ao enviar seu filho para nos salvar.

Particularmente, entendo que os anjos comemoraram o nascimento do cordeiro. Vejamos:

Lucas: 2. 13. E no mesmo instante, surgiu uma grande multidão do exército celestial que se juntou ao anjo e louvavam a Deus entoando: 14. “Glória a Deus nos mais altos céus, e paz na terra às pessoas que recebem a sua graça!” – Bíblia KJA Offline

Que a graça e infinita paz que há em Cristo Jesus permaneça em teu coração e no de cada leitor. Amém!

Responder
Erick Silva
10 de dezembro de 2016 21:42

Graça e Paz, meu querido irmão!
Como sempre, um excelente comentário.
Muito obrigado pela contribuição.
Um abraço.

Responder
Fabio Grana
29 de dezembro de 2018 16:35

Apesar do empenho e reta intenção na elaboração do estudo, faltaram ao autor melhores fontes para conhecer da verdade histórica sobre a data do nascimento de Jesus, que ocorreu com a máxima probabilidade no dia 25 de dezembro. A concatenação de vários estudos permitiram os cálculos da ordem e cronologia retrotativa do serviço dos sacerdotes no Templo de Jerusalém. Assim foi possível descobrir as datas da escala de Zacarias e, com isso, calcular também a data da concepção de João Batista e de Jesus. Assim também, via de consequência, a data do nascimento de Nosso Senhor Jesus Crsito. Além disso, há notícia histórica da celebração da Missa do Galo já no século ll, ou seja, a Igreja já conhecia e celebrava a data de 25 de dezembro como Natal desde os primórdios; as saturnálias eram comemoradas antes do Natal e com este jamais se confundiram; a festa do “nascimento do sol invicto” foi fixada na mesma data do Natal pelo imperador Juliano, o apóstata, justamente para contrastar a festa cristã, muito mais antiga e tradicional nesta data; o lugar onde nasceu Nosso Senhor Jesus Cristo está em um meridiano próximo ao de outros lugares do planeta onde o clima é ameno e não tão frio e chuvoso em dezembro; a origem do pinheiro de Natal não está relacionada a Lutero, mas sim a São Bonifácio, o evangelizador da Alemanha, que tornou o abeto (pequeno pinheiro com galhos voltados para o alto, como em louvor e agradecimento a DeuO nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo ocorreu muito provavelmente no dia 25 de dezembro. Alguns estudiosos calcularam a ordem e cronologia do serviço dos levitas no templo de Jerusalém e descobriram as datas da escala de Zacarias e, com isso, calcularam também a data da concepção de João Batista e de Jesus. Assim, ficou fácil calcular a data do nascimento de Nosso Senhor. Além disso, há notícia histórica da celebração da Missa do Galo em comemoração do Natal já no século ll, ou seja, a Igreja já conhecia e celebrava a data de 25 de dezembro como Natal desde os primórdios; as saturnálias eram comemoradas antes do Natal e com ele jamais se confundiram; a festa do “nascimento do sol invicto” foi fixada na mesma data do Natal pelo imperador Juliano, o apóstata, justamente para contrastar a festa cristã, muito mais antiga e tradicional nesta data; o lugar onde nasceu Nosso Senhor Jesus Cristo está em um meridiano próximo ao de outros lugares do planeta onde o clima é ameno e não tão frio e chuvoso em dezembro; a origem do pinheiro de Natal não está relacionada a Lutero, mas sim a São Bonifácio, o evangelizador da Alemanha, que tornou o abeto (pequeno pinheiro com galhos voltados para o alto, como em louvor e agradecimento a Deus, e resistente ao frio), um símbolo do Natal. Seguem links com mais detalhes:
catolicismoromano.com.br/content/view/5340/37/
brasilgospel.club/jesus/nascimento/quando-jesus-nasceu/
saofranciscoemconversa.blogspot.com/2015/12/reflexao-data-do-nascimento-de-jesus.html?m=0
google.com/amp/s/www.acidigital.com/amp/noticias/thor-sao-bonifacio-e-a-origem-da-arvore-de-natal-46046

Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Erick Silva

Sobre

Erick Lopes da Silva é casado com Keliane Lopes A. da Silva desde dezembro de 2003.

Amante do conhecimento humano e teológico, estudou Teologia, Filosofia, Psicanálise Clínica e se especializou em Gestão Estratégica em Relações Públicas, Comunicação Empresarial, além de MBA em Coaching.

Dentre outras atividades ministeriais e profissionais, com o uso da tecnologia, realiza ações de evangelização, consolidação da fé cristã, e atendimentos psico-pastoral, a centenas de pessoas em várias partes do mundo.

Saiba mais »

Últimas postagens

  • Alma: um importante ‘balizador’ para as decisões na vida
  • A Importância dos Vocacionados ao Ministério da Palavra no Mundo Contemporâneo
  • “Amantes dos prazeres” – Um Realidade Caótica dos Dias Atuais: Encontrando a Solução em Jesus Cristo
  • O Amor como Marca Distintiva dos Cristãos: Reflexões a partir de 1 João 4:7
  • A importância da paciência na vida cristã
  • O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor o seu pensamento
  • Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm
  • Por que tanta ansiedade?

Últimos comentários

  • Sany Flores em Resumo do livro Números – Capítulo por capítulo
  • Nadir Vieira em Resumo do livro Provérbios – Capítulo por capítulo
  • Nadir Vieira em Resumo do livro Provérbios – Capítulo por capítulo
  • Lenice pereira de menezes em Resumo do livro Ester – Capítulo por capítulo
  • Marcia silva em Resumo do livro Deuteronômio – Capítulo por capítulo
  • Erick Silva em Resumo do livro 1 Crônicas – Capítulo por capítulo
  • Célia Gomes leal lima em Resumo do livro 1 Crônicas – Capítulo por capítulo
  • Erick Silva em Resumo do livro 2 Samuel – Capítulo por capítulo

Depoimentos

Luz

Cada palavra recebida, é como se ilumina-se o meu dia. Assim, deixando-me pensativa, e com humor positivo.

Karolaine da Silva Dias

Tudo faz sentido

Sempre me encontro em cada mensagem do pastor, todas as suas mensagens fazem sentido pra mim… que Deus te abençoe pastor!! 👏🙏

Jose Vitor Alves da Silva

Agradecimento

Agradeço pela leitura diária da bíblia, pois sempre tive muita vontade de ler…, mas infelizmente não consigo me prender a leitura
e agora ouvido esta sendo maravilhoso.
Deus abençoe grandemente.

Rosangela Terezinha Barbosa

Sou sua fã!

Sou sua fã! realmente é uma página muito linda, aqui a gente entra mais conhecido da palavra de Deus! muito obrigada!Deus continue te abençoando! um grande abraço!

Ana Lúcia

Deus é fiel

Muito obrigado Pastor Erick pelas palavras, pelos vídeos, pelos áudios; tudo que o senhor manda é sempre na hora certa! Obrigado pela força, por suas orações… Que Deus continue te usando para ajudar a levar almas para o Senhor nosso Deus.

Aparecido dos Santos da Silva

Gratidão

Sou grato a Deus pela vida do PR Erick e pela oportunidade de ter conhecido uma pessoa que alem de paciente para nos ouvir, tem uma sabedoria incrível, e não medi esforço para ajudar o próximo com a sabedoria q ele tem.

Alexander Moreira

Gratidão

Chego a me emocionar em dizer que sou muito grato ao pastor Erick graças a ele hoje sou uma pessoa de alma renovada pois em meio ao meu desespero a escuridão q minha alma se encontrava eu também encontrei esse pastor que me tirou do fundo do poço onde eu pensava muito em tirar minha própria vida e ate me cortava e odiava a td e tds meu coração tinha muito ódio e minha alma muito desespero e eu já não aguentando mais me lembrei desse pastor q sempre me mandava no Whatsapp falando sobre Deus e a ele q pedi a ajuda q curou minha alma e meu coração. Obgd pastor q Deus continue abençoando sua vida para q possa ajudar mais e mais pessoas a se encontrarem em Deus.

Rondiney Ferreira da Costa

Simplificou minha vida

Os temas enviados tem me ajudado muito principalmente o tema pecado, e os de auto ajuda

Patricia Sitolin

Testemunho

Pr Erick, sou grata por suas palavras chegarem a mim por meio das redes sociais. Quero agradecer principalmente pelo socorro que me deu na noite de Natal de 2018, e lhe dizer que graças a Deus meu marido hoje completa 3 meses sem beber! Muito obrigada! Paz e Graça sempre!

Luciana Vereda da Silva

Agradecimento

Agradeço pois as mensagens me fortalece sempre. Estão me ajudando no dia a dia.
Obrigado

Andreia De Souza

Grande respeito e admiração

Obrigado senhor pela vida do Pr Erick silva. Sempre disponível pra nós com esses trabalho do Reino de Deus. Que seu ministério são dádivas de Deus AMÉM🤗😇

Ronny Ferreira de Pinho

Mensagens

Essas mensagens tem me ajudado muito no meu dia a dia.

Silmara mangolin

Fé

As mensagens do pastor Erick sempre me motivam e fortalecem a minha fé eu fico muito feliz toda vez que eu recebo alguma coisa do ministério seja um áudio um texto ou uma foto

Eugenio Lopes de Freitas

Cuidado de Deus

Hoje 3:30 acordei numa tristeza infindável… Algo que nunca senti… Um desanimo da vida… Como se nada tivesse mais razão. Como se o futuro não importasse. Como se a beleza do mundo se esvair-se de tudo que aprendi ao longo dos meus 51 anos. Como se eu olhasse toda minha existência de dor e sofrimento e não visse mais nada colorido. Um momento que a razão de viver foi embora… Nisso parei… Sentei-me no sofa e comecei a orar… E mandei uma mensagem para minha mãe… Talvez de despedida ou sei la… De pedido de socorro… E comecei a orar, porque minha fé é imensa em Deus. E em segundos Deus falou comigo… Veio a sua mensagem… uma mensagem repleta de luz e esperança… E tranzendo com ela Deus… Deus me dizendo que eu nao estava só na minha angústia… E que ele estava comigo sempre… Logo a seguir minha mãe também mandou a mensagem… “Estou aqui”…
Imediatamente o Satanás sumiu… Porque pensamentos assim para mim vem dele… Ele nos faz ter desanimo e desesperança… Assim, pastor Erick, o senhor me salvou… Porque Deus acordou o senhor neste momento, 3:30 da madrugada para trazer a palavra… Para me fazer continuar na minha caminhada promovendo o bem às pessoas que ajudo… Fazendo com que eu nao desista de permanecer viva e na fé… Deus sempre promove milagres na minha vida e hoje mais uma vez ele se fez presente com sua força e energia de Luz que preencheu minha casa… Alegrando meu coração… Afastando o Satanás do meu Lar… Glória a Deus… Obrigada Senhor!

Eliana Rojas

Reconciliação

Agradeço Pastor Erick pelas mensagens palavra de Deus em minha vida, que me fez perdoar a pessoa que amo muito, estou muito feliz!

Luis Fernando Baldo

Benção

Tem sido um canal de benção com cada mensagem. Deus te abençoe!

Maria

Gratidão

Fico grata Pastor Erick, em receber suas notificações. Obrigada. A paz esteja com todos nós.

Lêda Carvalho

Crescimento espiritual

A palavra tem servido para mim de crescimento espiritual e de edificação

Elielda da Silva Santos

Reconhecimento

Gostaria de deixar aqui registrado que esse trabalho tem se configurado de uma forma simplesmente linda em minha vida. Pois me traz reflexões de vida mesmo. Diante de uma sociedade tão complexa fica aqui meu reconhecimento pelo excelente trabalho.

Mariza Branquinho Silva

Para tudo Deus tem um propósito

Deus sempre usa as pessoas certas, quando ele quer falar com seu filho amado, é você Pastor Erick, foi usado por Deus para minha vida, cada mensagem enviada, foi como um bálsamo para o meu coração. Que você seja sempre um instrumento de Deus nesta terra, a paz do Senhor…

Nina Matias

Gratidão

Gosto muito das mensagens porque elas me edifica muito, não só a mim, mais às pessoas que agente compartilha nos agradecê. Muito obrigada! Que DEUS o abençoe.

Isaura de Jesus

Gratidão

Suas palavras estão me ajudando a refletir muito, sinto-me grata por cada mensagem. ✨

Karolaine da Silva

Palavras que me mantém de pé

Tenho 36 anos, casada, mãe de um menino lindo, saudável graças a Deus!!! No inicio desse ano resolvi que queria uma nova gestação… Comecei a fazer exames pois minha primeira teve complicações… Enfim, passando meses e exames daqui e dali, descobri um cisto no ovário direito já com 6,5cm, o que me impediu de continuar… Mas venho de família Evangélica para Honra e Glória do Senhor… Vou fazer o tratamento e tenho tido muita força através das mensagens que recebo diariamente… Só tenho a agradecer ao Pr. Erick pelas mensagens de apoio… Que Deus o abençoe sempre…

Kesia Miriam de Paula

Mensagens abençoadas

Mensagens que edificam nossas vidas🌻🌷🌺

Kátia Tatiane Marques dos Santos

Deus fala através dos seus servos

Gosto muito em receber,essas mensagens porque tem edificado a minha vida espiritual.

Cristiane Silveira

Provisão de Deus na minha vida

Esse ministério apareceu num momento da minha vida onde eu me sentia muito carente da palavra de Deus. As mensagens de ajuda do pastor Erick Silva me dão um discernimento muito grande sobre várias questões da minha vida. Eu só peço que Deus abençoe cada vez mais esse ministério!

Vitor Oliveira de Tolda

Mensagens do pastor

As mensagens do pastor Erick, ajuda-me a encarar as dificuldades da vida de uma forma mais positiva

Tomás das Neves

Paralisia do sono. (Pesadelo)

Gostaria de agradecer ao Pastor Erick, que iluminado por Deus, compartilhou um ensinamento para acabar com os constantes pesadelos e paralisia do sono durante a noite. O Pastor me ensinou que no momento da paralisia, chama-se por Deus e entregasse a minha vida a ele já agradecendo. O efeito é imediato! Para o pesadelo na hora. Eu fiz e realmente funcionou. Sou grata principalmente a Deus e ao Pastor.

Vanessa de Jesus Souza

Gratidão

Pr Erick. Sou grata por suas palavras chegarem a mim graças a Deus é por meio das redes sociais. Mais quero agradecer do socorro que me deu na noite de Natal e lhe dizer que graças a Deus meu marido hoje completa 3 meses sem beber. Obrigada paz e graça sempre

Luciana Vereda

Mensagens abençoadas

Amo essas palavras e mensagens,pois são muito confortantes e sábias……
Reflito muito também e me ajuda bastante! Abraço.

Grace Kelly Lisboa
Enviar depoimento »
Email
Facebook
LinkedIn
YouTube
Instagram
Skype
© 2024 Pr Erick Silva
Desenvolvido por MEWO